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À medida que a força de trabalho se torna cada vez mais conectada aos dispositivos móveis e a nuvem e menos vinculada ao escritório, a questão de como manter os fluxos de trabalho, o gerenciamento e compartilhamento de arquivos e as linhas de comunicação, de maneira otimizada e mais produtiva, se torna um desafio para muitas empresas.

Na prática, como tudo isso pode funcionar diante deste novo cenário? Como um determinado segmento empresarial, repleta de fluxos de trabalho e processos se torna mais competitiva, com a melhor tomada de decisões e um fluxo de colaboração eficiente?

Segundo o Gartner, empresa de consultoria e pesquisa americana, poucos funcionários atualmente sabem para onde ir online para se relacionar com colegas de forma profissional, buscando melhores resultados operacionais.

Apenas 16% dos trabalhadores fazem uso diário de ferramentas de colaboração, é o que mostra a pesquisa feita pela consultoria americana com mais de 3.000 trabalhadores em sete países.

São áreas de trabalho colaborativas, redes sociais corporativas, comunicações unificadas, colaboração de fluxo de trabalho e de conteúdo, exemplos que surgiram nas últimas décadas que mostram todo o potencial de como investir em colaboração empresarial.

Colaboração empresarial digital: uma maneira de envolver toda equipe de trabalho

O trabalho em equipe sempre foi uma parte essencial da administração de um negócio eficaz. No entanto, no ambiente digital atual, a maneira como as pessoas colaboram está mudando.

Os funcionários localizados em todo o mundo ainda precisam se conectar e trabalhar juntos em projetos importantes. Isso levou a um aumento nas ferramentas e estruturas de TI projetadas especificamente para ajudar na colaboração por meio de videoconferências, mensagens em tempo real e compartilhamento de conteúdo.

Para que as empresas prosperem na era da força de trabalho digital, elas precisam mais do que apenas uma estratégia de comunicação coesa.

As ferramentas colaborativas fazem parte dos requisitos fundamentais de que todas as organizações precisam para manter resultados excepcionais e desempenho dos funcionários.

Aqui estão apenas alguns dos principais benefícios advindos do investimento na mais recente definição de colaboração.

  1. Proporciona ótima produtividade e desempenho. A colaboração permite o fluxo livre de conhecimento, dados e melhores práticas. Os funcionários estão mais sintonizados entre si e com seus clientes, o que os ajuda a fazer um trabalho melhor. Sem colaboração, uma grande quantidade de conhecimento dos funcionários será inexplorada e provavelmente desperdiçada.
  2. Reduz os custos de viagem e telefone. Os espaços de equipe virtual reduzem a necessidade de reuniões presenciais, permitindo que as empresas reduzam drasticamente os custos com viagens, hospedagem e despesas relacionadas. Da mesma forma, as mensagens instantâneas custam significativamente menos do que as conversas telefônicas de longa distância.
  3. Reúne equipes distribuídas. Se você tiver mais de um local ou funcionários que trabalham remotamente, uma estratégia de colaboração torna as interações perfeitas e produtivas.
  4. Torna os usuários mais “disponíveis”. Às vezes, as pessoas não estão disponíveis para falar por telefone, mas podem colaborar via texto ou bate-papo. Uma estratégia de colaboração multimídia pode tornar isso possível.
  5. Oferece a flexibilidade e agilidade de uma pequena empresa. A colaboração remove níveis complicados de burocracia que dificultam a comunicação interna e externa. Ao otimizar os processos de negócios, as empresas também podem reduzir os custos operacionais e acelerar o processo de vendas.
  6. Faz com que as tarefas sejam concluídas mais rapidamente. Existe algo mais frustrante do que descobrir que você está fazendo o mesmo trabalho que outra pessoa ou aguardar uma aprovação que já foi concedida? A colaboração ajuda a coordenar tarefas, eliminar a duplicação, consolidar etapas seqüenciais e garantir que todos estejam na mesma página.

Por fim, talvez o benefício mais importante da colaboração empresarial seja a capacidade de reunir os funcionários em um ambiente em que o local de trabalho está cada vez mais disperso.

O ambiente de trabalho de hoje não é mais um único local físico. Graças às tendências de trabalho remoto e móvel, as pessoas podem ingressar em uma equipe de todo o mundo e concluir o trabalho em uma variedade de dispositivos, incluindo smartphone ou tablet.

Para se ter uma ideia, até 2020, prevê-se que cerca de metade de todos os funcionários do Reino Unido trabalhem remotamente. À medida que menos pessoas interagem pessoalmente, as empresas precisam da infraestrutura de TI para ajudá-las a se comunicar à distância e colaborar em projetos, sem impactar em questões de privacidade ou perda de produtividade.

Uma arquitetura de TI oferece a todos com conexão à Internet a chance de fazer parte de uma equipe de alto desempenho, fazendo com que as empresas possam finalmente oferecer a suas equipes a flexibilidade necessária para prosperar, sem ter que comprometer os resultados dos negócios.

Para saber mais sobre os benefícios da colaboração empresarial, entre em contato agora mesmo com a Microsul, nossos especialistas estão à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar na otimização dos fluxos de trabalho de sua empresa.

Sobre a Microsul

A Microsul é uma empresa que entende oportunidades e necessidades de negócio e entrega projetos que criam valor com soluções integradas de TI e Telecomunicações. Trabalhamos com um amplo portfólio dos melhores fabricantes do mundo em busca da criação de valor e soluções eficientes.

Localizada em São Paulo com atendimento em todo o país, iniciamos operações em 1992 com a vinda da Compaq para o Brasil. Durante este período a Microsul construiu sólidas parcerias de longo prazo no mercado, foi premiada como a maior vendedora na América Latina e reconhecida como um centro de excelência em serviços.