Escolha uma Página

Muitas pessoas e empresas sofrem com o roubo de seu dispositivo ou a perda de equipamentos destruídos por incêndios, desastres naturais, infectadas por malware ou corrompidas por ataques direcionados de hackers.

O senso comum nos mostra que todos os discos rígidos um dia vão falhar, a questão é saber se você está ou não preparado para o pior cenário.

Para um usuário comum de computador, a estratégia de backup pode ser tão simples quanto copiar todos os arquivos importantes para outro dispositivo, ou vários, e mantê-los em um local seguro.

No entanto, para várias arquiteturas computacionais, as coisas podem ser “um pouco mais complicadas”, especialmente quando se trata de ambientes operacionais críticos e virtualizados, onde existem um grande número de máquinas virtuais.

Nesses casos, um plano abrangente de proteção de dados deve incluir a regra de backup 3-2-1.

A estratégia 3-2-1

A regra de backup 3-2-1 é um acrônimo fácil de lembrar para uma abordagem comum para manter seus dados seguros em diferentes cenários de falha.

A regra é: mantenha pelo menos três (3) cópias dos seus dados e armazene duas (2) cópias de backup em diferentes mídias de armazenamento, com uma (1) delas localizada fora do local principal. Vamos entender melhor essa estratégia.

  • Mantenha pelo menos três cópias dos seus dados

Mesmo um evento trivial, como um alarme de incêndio acionando o sistema de aspersão, ele poderia literalmente lavar todos os seus dados. Inúmeros outros incidentes podem ter o mesmo resultado: roubo, incêndio, um funcionário descontente que se vinga da empresa ou até mesmo o vandalismo ocasionado por uma multidão em situação de tumulto.

Portanto, não basta ter um backup, especialmente se ele estiver armazenado nas mesmas instalações que os dados primários e no mesmo tipo de mídia. Obviamente, quanto mais cópias de backup você tiver, menor a chance de perder todas de uma vez.

Por isso, a regra de backup 3-2-1 declara que você precisa de pelo menos três cópias dos seus dados, ou seja, os dados primários e dois backups desses dados.

  • Armazene duas cópias de backup em diferentes dispositivos ou mídia de armazenamento

Como já sabemos, os discos rígidos falham com o tempo, seja por um defeito ou simplesmente se desgastando. Dois dispositivos do mesmo tipo têm um risco muito maior de falhar ao mesmo tempo que dois dispositivos de tipos diferentes ou duas mídias de armazenamento diferentes.

Portanto, a regra de backup 3-2-1 diz que, se você mantiver seus dados primários em um disco rígido interno, armazene suas cópias de backup de maneira diferente – por exemplo, usando um disco rígido externo, discos ópticos, fita digital ou a nuvem.

  • Mantenha pelo menos uma cópia de backup fora do local

Como é óbvio que um desastre local pode danificar todas as cópias de dados armazenadas em um só lugar, a regra de backup 3-2-1 diz: mantenha pelo menos uma cópia de seus dados em um local remoto, como armazenamento externo ou na nuvem.

Se você deseja proteger seus dados contra desastres, que podem atingir grandes áreas, “remoto” significa o mais longe possível, ou seja, em outra cidade, estado, país ou mesmo continente.

Embora o armazenamento de uma cópia de backup fora do local fortaleça a segurança dos dados, ter outra cópia de backup no local proporciona uma recuperação mais rápida e simples em caso de falha.

A regra de backup 3-2-1 é perfeita?

Várias cópias estipuladas pela regra de backup 3-2-1 protegem você contra a perda de dados primários, juntamente com sua única cópia de backup, enquanto o armazenamento de cópias de dados em vários locais garante que não haja um ponto único de falha e que seus dados estejam seguros, caso algo acontecer em qualquer um desses locais.

Existem muitos conceitos que levam em consideração o bom design de backup, além de um grande número de prós e contras a serem considerados em todos os aspectos de sua implementação.

O desafio aqui não é criar uma solução universal ou “perfeita”, mas desenvolver um plano de proteção de dados bem equilibrado que melhor se adapte às suas necessidades individuais.

Portanto, embora inclua a regra de backup 3-2-1, o plano deve abranger muitos outros aspectos da proteção de dados, como áreas críticas de dados, tipos de backup, mídia de armazenamento, agendamento, operação de recuperação de desastre, automação, criptografia, testes regulares sob diferentes cenários etc.

Para saber mais sobre as melhores práticas de backup e armazenamento de dados entre em contato agora mesmo com a Microsul. Nossa equipe de especialistas estão à disposição para esclarecer dúvidas a ajudá-lo em encontrar as melhores opções para garantir a alta disponibilidade de sua empresa.

Sobre a Microsul

A Microsul é uma empresa que entende oportunidades e necessidades de negócio e entrega projetos que criam valor com soluções integradas de TI e Telecomunicações. Trabalhamos com um amplo portfólio dos melhores fabricantes do mundo em busca da criação de valor e soluções eficientes.

Localizada em São Paulo com atendimento em todo o país, iniciamos operações em 1992 com a vinda da Compaq para o Brasil. Durante este período a Microsul construiu sólidas parcerias de longo prazo no mercado, foi premiada como a maior vendedora na América Latina e reconhecida como um centro de excelência em serviços.