A mesma tecnologia que permite aos usuários hospedar várias máquinas virtuais em um único host físico também cria um potencial desafio de I /O que os sistemas de armazenamento tradicionais não conseguem lidar.
Esse desafio de entrada e saída é duplo: primeiro, a grande quantidade de tráfego de leitura e gravação de armazenamento que um único host pode gerar a qualquer momento e o segundo é a aleatoriedade dessas leituras e gravações.
Ambos deixam os sistemas armazenados em disco rígido lutando para acompanhar esse ritmo alucinante.
Os problemas de desempenho de armazenamento causados pela virtualização de servidores só pioram à medida que os hosts são atualizados para os mais recentes processadores e aumentam significativamente as capacidades dinâmicas da memória RAM. Isso eleva de três a cinco vezes o potencial de uso das máquinas virtuais (VMs) por servidor físico.
A boa notícia é que o desempenho do armazenamento não precisa ser o gargalo. De fato, ele pode habilitar novos níveis de densidade de máquina virtual que aprimoram o retorno sobre o investimento (ROI) da virtualização.
A chave é a implantação adequada da tecnologia de armazenamento baseado em flash, uma vez que esse recurso será responsável pela aceleração do desempenho.
Armazenamento em flash como a resposta para as altas demandas de carga de trabalho
O armazenamento em flash fornece a resposta perfeita para as demandas de carga de trabalho virtualizada, graças aos seus recursos de alto desempenho e latência zero, que o tornam impermeável a cargas de trabalho de I/O aleatórias.
Mas o flash possui uma tecnologia premium em comparação com o disco rígido tradicional, portanto, os gerentes de data center precisam implantar os recursos em flash de forma criteriosa.
Para responder à potencial oportunidade que a virtualização apresenta, os fornecedores de flash chegaram ao mercado com um número quase esmagador de opções de configuração.
Existem ofertas de flash do lado do servidor que combinam com o software de armazenamento em cache para acelerar o desempenho em hosts específicos e produtos de armazenamento compartilhado que misturam flash com discos rígidos ou são configurações totalmente em flash.
Simplesmente comprar dispositivos de armazenamento mais rápidos sem levar em consideração a rede pode levar a um desempenho de estado sólido abaixo do ideal. É preciso determinar onde o armazenamento de alto desempenho pode ser integrado para oferecer o maior ROI, considerando os recursos da rede.
Fatores que beneficiam o uso do armazenamento baseado em flash nas operações
Ao projetar um ambiente de armazenamento de alto desempenho para um datacenter virtualizado, um fator chave é o desempenho nas operações de gravação. Um ambiente virtualizado normalmente possui uma quantidade alta de I/O.
Basicamente, existe a entrada e saída de dados na gravação normal a qualquer ambiente operacional e o uso mais pesado de recursos como provisionamento, clonagem e snapshots.
Todos eles alocam (gravam) espaço de volume adicional dinamicamente, conforme necessário. Isso significa que uma única gravação pode gerar uma cascata de tráfego de gravação adicional.
O problema é que, se houver um atraso na latência de gravação enquanto estiverem em uso, esses recursos poderão causar um impacto perceptível no desempenho e limitar o quanto de armazenamento pode ser provisionado: quantos snapshots podem ser mantidos e quantas VMs podem ser originadas um único clone.
Um dos benefícios mais importantes do armazenamento baseados em flash é que eles permitem que esses recursos sejam reativados ou usados na maior extensão possível.
O desempenho de armazenamento compartilhado também é um fator considerado importante pelo uso da tecnologia em flash. Um dos aspectos mais atraentes dos servidores e desktops virtualizados é a flexibilidade e disponibilidade que eles trazem para a organização.
O recurso de gerenciamento de recursos distribuídos é normalmente habilitado pelo armazenamento compartilhado. É o primeiro lugar lógico para começar quando se trata de melhorar o desempenho geral das máquinas virtuais.
Para esse fim, o armazenamento baseado em flash se tornou a opção lógica para acelerar o desempenho de cargas de trabalho virtuais, graças à sua baixa latência e eficácia no tratamento de I/O aleatória.
A decisão sobre o uso da tecnologia em flash
O armazenamento em flash é a resposta óbvia para a criação de ambientes de máquina virtual mais densos e com melhor desempenho. O como e onde implementar o flash é a questão.
Os datacenters com aplicativos de uso intensivo, como bancos de dados com alta taxa de transações e sistemas de processamento de cartão de crédito, estão cada vez mais se voltando para o armazenamento flash como uma maneira eficiente e econômica de aumentar o rendimento sem precisar adicionar mais servidores, ampliando assim a eficiência estratégica de suas operações e racionalizando seus investimentos em TI.
Para saber mais sobre os benefícios do armazenamento baseado em flash em suas operações de negócio entre em contato agora mesmo com a Microsul, nossos especialistas estão à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar na otimização dos fluxos de trabalho de sua empresa.
Sobre a Microsul
A Microsul é uma empresa que entende oportunidades e necessidades de negócio e entrega projetos que criam valor com soluções integradas de TI e Telecomunicações. Trabalhamos com um amplo portfólio dos melhores fabricantes do mundo em busca da criação de valor e soluções eficientes. Localizada em São Paulo com atendimento em todo o país, iniciamos operações em 1992 com a vinda da Compaq para o Brasil. Durante este período a Microsul construiu sólidas parcerias de longo prazo no mercado, foi premiada como a maior vendedora na América Latina e reconhecida como um centro de excelência em serviços.
Comentários