Escolha uma Página

O objetivo principal de gerenciar um ambiente de TI é garantir um nível ideal de desempenho e disponibilidade de aplicativos no ambiente operacional da empresa, garantindo assim a realização de negócios.

Tratando de uma arquitetura de computação em nuvem, por padrão, os aplicativos são separados dos ativos físicos, a exemplo de servidores de aplicação e armazenamento, disponibilizados em um ambiente predominantemente virtualizado, o que significa que os administradores de TI responsáveis ​​pelo gerenciamento da nuvem precisam gerenciar o fluxo de trabalho e os recursos dos aplicativos em paralelo.

Isso permite determinar, por exemplo, o tempo de resposta entre aplicativos operacionais e dispositivos utilizados nas atividades corporativas.

Além disso, é possível aperfeiçoar processos de uso intensivo de documentos com soluções para digitalizar, enviar e armazenar informações com facilidade e eficiência, ao mesmo tempo que permite o monitoramento e gerenciamento de forma centralizada e eficiente através da nuvem.

Esse é o mundo ideal e que todas as empresas que possuem seu ambiente tecnológico na nuvem buscam, porém essa sincronia perfeita em ambientes de produção e fluxos de trabalho é um desafio grande para boa parte das empresas.

O desafio de convergir nuvem e fluxos operacionais

Quando os administradores de TI vêem um fluxo de trabalho do aplicativo como um processo completo, ele os ajuda a determinar os tempos de resposta dos usuários, que é o ponto de partida para o gerenciamento da nuvem.

Quando o visualizam como uma sequência de etapas, o fluxo de trabalho ajuda os administradores a identificar os componentes que causam atrasos ou interrompem o processamento.

Os componentes do fluxo de trabalho dos aplicativos em nuvem são pedaços de aplicativos cujas próprias estatísticas, como desempenho, status e perda de pacotes, bem como estatísticas para o Sistemas Operacionais e o middleware associados, podem ajudar a identificar problemas.

As ferramentas para acessar essas estatísticas estão amplamente disponíveis em nuvens baseadas em máquinas virtuais e existem interfaces de gerenciamento do middleware, para que você possa começar com elas.

Porém, se você usar vários sistemas operacionais, ferramentas de produtividade, plataformas de middleware e complexos fluxos de trabalho, seu modelo de gerenciamento em nuvem será um desafio, possibilitando a dificuldade de alcançar resultados positivos de performance e desempenho em negócios.

A complexidade na prática

Como aperfeiçoar processos e tarefas de negócios cruciais para o negócio usando as soluções empresariais de fluxo de trabalho, integrando serviços de impressão, digitalização e armazenamento na nuvem?

Considere a esse desafio a necessidade da gestão eficiente de parques computacionais, frotas de impressão e controle de gastos, além da proteção de informações e conformidade de requisitos, junto a diferentes tipos de equipamentos integrados ao processo de trabalho, a exemplo dos dispositivos móveis.

O que aparentemente poderia ser um simples processo de gerenciamento de impressoras e digitalização, por exemplo, pode se tornar algo complexo em um fluxo de trabalho considerado padrão.

O lado bom desse cenário é saber que apesar de desafiador, ao criar uma estratégia sólida de gerenciamento de nuvem, observando mais de perto o fluxo de trabalho dos aplicativos e selecionando a combinação certa de ferramentas é possível gerar resultados positivos dentro do ambiente operacional da organização.

As ferramentas mais recentes para gerenciamento eficaz de impressoras, por exemplo, ajudam a reduzir a carga de trabalho e os custos da TI, aprimorando a produtividade dos funcionários e permitem que os usuários imprimam com segurança, onde quer que os negócios estejam.

Um modelo de gerenciamento de nuvem simplificado é um ponto de partida para eliminar qualquer tipo de complexidade

Para otimizar o gerenciamento da nuvem, comece com o fluxo de trabalho do aplicativo em nuvem. Isso permite determinar o tempo de resposta do aplicativo e identificar os recursos que suportam seus aplicativos.

Isso pode ser feito com ferramentas de gerenciamento e integração de fluxos de trabalho de aplicativos dos principais fornecedores de TI, a exemplo HP.

Em seguida, use as ferramentas estatísticas disponíveis no sistema operacional (SO) e no middleware para detalhar cada recurso de aplicativo em nuvem. Aumente essas ferramentas com soluções de gerenciamento de datacenter para seus recursos de nuvem privada e com ferramentas de gerenciamento de nuvem pública para seus recursos de nuvem pública.

Se o seu datacenter hospedar uma nuvem privada, considere uma ferramenta de gerenciamento de nuvem que lide com nuvens públicas e privadas, pois o mercado continuará mudando para o modelo híbrido.

Além disso, as ferramentas de gerenciamento de nuvem de alta funcionalidade geralmente abordam as complexidades técnicas e de desempenho que acompanham a nuvem. Como muitas organizações mudam para a nuvem híbrida, procure recursos em qualquer ferramenta de gerenciamento de nuvem que você avaliar funcional a sua estrutura computacional.

Em resumo, uma estratégia de gerenciamento de nuvem é um processo de cima para baixo que começa com aplicativos, porque eles incorporam os objetivos dos negócios. Pense em camadas. Comprometa a maior quantia e equipe nas camadas mais próximas ao seu negócio para uma estratégia de gerenciamento de nuvem otimizada.

Para saber como implantar o gerenciamento do fluxo de trabalho integrado a gestão da nuvem, entre em contato agora mesmo com a Microsul, nossos especialistas estão à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar na otimização dos fluxos de trabalho de sua empresa.

Sobre a Microsul

A Microsul é uma empresa que entende oportunidades e necessidades de negócio e entrega projetos que criam valor com soluções integradas de TI e Telecomunicações. Trabalhamos com um amplo portfólio dos melhores fabricantes do mundo em busca da criação de valor e soluções eficientes.

Localizada em São Paulo com atendimento em todo o país, iniciamos operações em 1992 com a vinda da Compaq para o Brasil. Durante este período a Microsul construiu sólidas parcerias de longo prazo no mercado, foi premiada como a maior vendedora na América Latina e reconhecida como um centro de excelência em serviços.