Para a maioria das organizações, a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é vista como o custo de se fazer negócios. No entanto, se executado estrategicamente, pode não apenas melhorar a postura geral de segurança de uma empresa, mas também reduzir os ciclos de vendas e abrir os negócios para novos mercados.
Para transformar a conformidade com a LGPD em uma iniciativa comercial valiosa, as empresas precisam identificar todos os requisitos globais, locais e do setor que se aplicam aos seus negócios e também implementar estrategicamente os processos e tecnologias que os mantêm compatíveis.
Esteja sua empresa mirando setores verticais específicos ou buscando clientes internacionais, a entrada em novos mercados exige educação contínua sobre os mais recentes padrões de conformidade e regulamentação, relacionados à privacidade e segurança dos dados.
Ganhe destaque com os clientes atendendo aos requisitos da LGPD na nuvem
Um dos destaques principais em implementar uma infraestrutura de tecnologia na nuvem é a inovação. Com os recursos disponíveis de uma avançada arquitetura computacional, as empresas encontram na nuvem a possibilidade de implementar projetos de inovação em seus produtos e serviços diante de seus clientes.
A conformidade também pode ser um diferencial da perspectiva do cliente: fazer a coisa certa na nuvem pode fazer uma empresa se destacar em um mercado com grande concorrência.
“É muito mais do que ser amável com o cliente e prestar um bom atendimento. É ser transparente sobre como sua empresa usa os dados na nuvem e vender esse valor. Se as organizações acertarem, é uma maneira positiva de dizer aos funcionários e consumidores que você realmente os valoriza e os leva a sério.
A conformidade será um verdadeiro diferenciador comercial
À medida que aumenta a conscientização sobre as obrigações impostas pela lei de proteção de dados, as empresas e os parceiros da cadeia de suprimentos que demonstram as medidas adotadas para alcançar a conformidade, não apenas estarão em uma posição melhor com os reguladores, como também terão uma vantagem comercial significativa.
Isso deve se tornar particularmente importante para as organizações que confiam quantidades substanciais de dados pessoalmente identificáveis à nuvem em que executam seus aplicativos.
A velocidade de adoção e expansão da nuvem fez com que muitas organizações que desfrutam de seus benefícios não entendesse completamente quanto de seus recursos estão consumindo, tanto pelas soluções SaaS quanto também pelo acúmulo gradual de iniciativas de TI e desenvolvedores. Na era da LGPD, essa é uma posição imprudente de ser seguida.
À medida que mais e mais empresas de tecnologia adotam serviços de assinatura baseados na nuvem, a necessidade de agir em conformidade com a regulamentação se torna cada vez mais urgente.
A Lei Geral de Proteção de Dados exige que as organizações tenham uma compreensão e supervisão muito melhores de sua presença na nuvem e de fato de suas infraestruturas privadas e conjuntos de dados.
O ponto aqui é que, embora não exista uma ferramenta mágica única que resolva a conformidade de uma organização, há etapas que podem ser tomadas. É uma questão de classificar a governança de dados agora e criar uma abordagem de privacidade para uma arquitetura na nuvem.
Benefícios adicionais que impactam diretamente no sucesso dos negócios
De acordo com o estudo da Cisco, 97% das empresas dizem que estão recebendo mais benefícios de seus investimentos em privacidade, além de apenas cumprirem as leis de privacidade.
Esses benefícios incluem vantagem competitiva, atratividade para investidores, eficiência operacional e maior capacidade de flexibilidade e inovação. Três quartos de todos os entrevistados disseram que estavam recebendo dois ou mais desses benefícios.
Além disso, a maioria das empresas agora diz que a forte privacidade de dados é um diferencial competitivo em seus mercados.
Esses resultados destacam a necessidade de as organizações sofrerem alterações não apenas para cumprir as leis de privacidade, mas também para maximizar os benefícios comerciais de seus investimentos em privacidade.
Melhorar o gerenciamento de dados, aumentar a confiança do cliente e sofrer menos atrasos nas vendas e violações de dados menos onerosas podem ser significativos para sua organização e fornecer a vantagem competitiva que sua empresa precisa para prosperar.
Portanto, em vez de se preocupar com o custo e o esforço de cumprir as leis de privacidade, considere todos os benefícios que o investimento em privacidade pode trazer para os seus negócios.
Para saber mais como atender aos requisitos previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados em uma arquitetura de tecnologia na nuvem, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Microsul. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo no processo de mudança da infraestrutura tecnológica de sua empresa.
Sobre a Microsul
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